Como tirar bolor de roupas

Basta um descuido e lá está a terrível mancha de bolor! O que fazer? Jogar fora aquela sua peça de roupa favorita? Não se desespere! Reunimos algumas dicas para lhe ajudar a recuperar sua roupa.

Confira, então, algumas dicas sobre como tirar bolor de roupas:

Como tirar bolor de roupas

Separe todas as roupas manchadas e as coloque de molho no vinagre branco por 20 minutos. Caso observe que as manchas estão mais impregnadas, mergulhe a peça no vinagre e esfregue para que a sujeira solte do tecido. Deixe a roupa de molho e depois lave normalmente.

Se a mancha não for muito forte e nem muito grande, deixe a roupa de molho em água bem quente com sal até que a água esfrie. Depois, passe uma mistura de sal e limão sobre cada mancha e coloque a roupa para secar diretamente ao sol durante algumas horas para lavar a peça normalmente.

Se a mancha de bolor for maior, ou estiver em grande parte da roupa, ferva a peça com bicarbonato de sódio. A medida é cerca de 2 colheres de chá de bicarbonato para cada litro d’água. Observe se a roupa suporta altas temperaturas.

Se a roupa estiver com apenas algumas manchas de bolor, é possível retirá-la com álcool. Pegue cerca de 200 ml e despeje sobre a mancha, esfregando em seguida. Tome cuidado para não desbotar o tecido, depois lave a peça normalmente.

Esta dica deve ser utilizada somente se você perceber que a mancha é lavável. Em caso positivo, pegue a área manchada e molhe com leite, depois deixe a roupa secar ao sol até que o leite seque. Sempre que precisar poderá recorrer a esta dica.

Coloque a mancha para ferver com água e bicarbonato de sódio. Para isso, basta colocar duas colheres de chá de bicarbonato para cada litro de água. Mas, é importante verificar, antes de submeter a roupa manchada a esta mistura, se a mesma pode ser submetida à fervura.

Uma dica bem simples e fácil de fazer é colocar as peças de roupa manchadas pelo bolor juntas na máquina de lavar. Acrescente um oxidante com ou sem cloro na lavagem e deixe a máquina fazer o resto.

Para manchas de mofo em roupas coloridas, uma solução é mergulhar a parte manchada em leite fervendo e em seguida lavar o local com água e vinagre branco.

Água sanitária também ajuda: coloca-se, mais ou menos, uma xícara de açúcar para cada litro de água sanitária, mexe-se bem, até dissolver o açúcar. Depois é só colocar a roupa de molho, e pode ser roupa colorida que não desbota! Dependendo do grau das manchas de bolor, uma hora de molho já resolve; se for uma mancha superficial, pode ser menos. Pode-se colocar várias peças juntas que não mancham.

No caso das peças de roupa brancas, aplique localmente um pouco de lixívia, esfregando durante uns minutos e enxaguando-a bem antes de pô-la a secar.