5 Esportes para você prestar atenção além do futebol

O Campeonato Brasileiro acabou e boa parte dos programas esportivos da TV brasileira acaba ficando completamente sem ter o que falar. Pautas que tratam de especulação de indas e vindas de atletas acabam dominando o noticiário e no final das contas é uma grande discussão mais sobre o não-fato do que sobre fatos em si.

Naturalmente, o fã de futebol acaba ficando teoricamente órfão nessa época. Claro: o campeonato inglês (Premier League) dispõe de muitas rodadas ao final de dezembro e na primeira semana de janeiro, especialmente com o boxing day. Mas outros campeonatos europeus, como o alemão (Bundesliga) acaba dando folga para seus atletas. A quantidade de jogos disponíveis para o amante da bola redonda, então, acaba caindo vertiginosamente.

É justamente nessa época que muitos acabam prestando atenção em outros esportes, para suprir essa lacuna. E não é preciso que você acabe olhando para outras modalidades apenas nessa época do ano. Como os Jogos Olímpicos bem mostram, há vários outros esportes bacanas. Que tal vermos 5 deles para você ficar de olho quando a bola redonda não estiver na sua tv?

NBA

 Talvez o exemplo mais óbvio aqui. Dentre os esportes “americanos”, talvez seja o mais conhecido dos brasileiros por conta da ampla difusão da prática da bola laranja. A temporada da NBA vai do final de outubro até o meio do ano seguinte, mais ou menos. Ou seja: durante dezembro e janeiro, quando não há muita coisa acontecendo no futebol nacional fora a Copa São Paulo de Futebol Júnior, é legal ver LeBron James e cia nas quadras.

Há, e para você que gosta de atletas brasileiros atuando, há vários para você prestar atenção na NBA. Leandrinho, Lucas Bebê, Tiago Splitter, Anderson Varejão e Nenê Hilário são alguns dos exemplos.

Poker

 A TV anda de mãos dadas com o crescimento da popularidade do poker já há alguns anos. Muitas emissoras no Brasil, como a ESPN e a BandSports, transmitem os mais diversos campeonatos de poker (tanto nacionais quanto internacionais). E é bem legal assistir, pegar alguns macetes dos profissionais e depois usá-los com seus amigos. Ou então tentar adivinhar o que o jogador fará ou então se colocar no lugar dele.

A parte boa do poker nesta lista é que talvez ele seja o mais fácil de jogar depois de assistir na TV. Para praticar, é sempre bom pesquisar salas de poker online que casem com suas habilidades. Ou então você pode marcar com amigos mesmo.

NFL

 Se falamos da NBA, é praticamente impossível esquecer do futebol americano da NFL. A parte bacana é que a temporada do futebol americano profissional “pega fogo” bem na hora em que quase nada acontece no futebol aqui no Brasil.

Os Playoffs (fase mata-mata do campeonato, em que os 12 melhores times da temporada regular brigam pelo título em torneio eliminatório) acontecem em janeiro. Então numa época em que não há muita coisa na TV durante o final de semana, a pedida é boa. Parece, a primeira vista, só pancadaria – mas o futebol americano é um dos esportes mais estratégicos que existem, praticamente um xadrez na grama. Vale a pena dar uma olhada. No Brasil, a liga é transmitida pela ESPN e pelo Esporte Interativo.

Esportes Passatempo: Golfe, ciclismo e outros

Muita gente gosta de assistir TV enquanto está fazendo outras coisas, como ler um livro ou então trabalhar no computador com o televisor ligado. Há vários esportes com “ação diluída” que podem servir de ótimos companheiros nessa hora.

O golfe, com seus belos e enormes campos, é um exemplo. Outro exemplo bacana é o ciclismo, com as voltas europeias – Tour de France sendo o mais famoso, foto acima. As paisagens são maravilhosas, assistir a essas voltas é quase que viajar para o lugar.

UFC e Boxe

 Se você gosta de algo mais “físico” e agitado durante rounds de poucos minutos, a ação do UFC e do boxe pode ser uma boa pedida. No caso do UFC, ele já foi mais popular no Brasil – quando brasileiros estavam constantemente ganhando. Muitos começaram a assistir naquela época e acabaram parando, então quando houver card nessa época sem futebol, que tal dar uma chance para as artes marciais?

Resumindo: há várias opções esportes para você que quer variar ao longo do ano ou que é apaixonado por competições esportivas e sente falta de algo para assistir em dezembro e janeiro. As mais variadas possibilidades, como você viu, existem a rodo.